Compreenda por que estudar a Linguagem Brasileira de Sinais pode ser um caminho para ajudar a construir um mundo mais inclusivo
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), atualmente 10 milhões de brasileiros apresentam alguma deficiência auditiva, entre os quais se incluem 2,7 milhões que não ouvem nada. Esses dados refletem o imperativo de levar em consideração essa parcela da população no sentido empoderar e promover a inclusão social de todos.
Isso porque as pessoas com deficiência auditiva podem enfrentar dificuldades para realizar atividades simples, como comprar roupas ou ir ao supermercado. Além disso, não raro elas são alvo de preconceitos e discriminações. Por exemplo, uma pesquisa realizada com surdos universitários há alguns anos indicou que a experiência escolar desse grupo é marcada por bullying, violências verbais, exclusões, ausência de intérpretes, etc.; constatou também que as discriminações se originam especialmente de profissionais da saúde, da família e da escola.
Nesse cenário, no sentido de viabilizar a qualificação de profissionais no atendimento de surdos em sua formação, desde o dia 22 de dezembro de 2005, estabeleceu-se que a Libras, a Língua Brasileira de Sinais, passou a ser disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e nos cursos de Fonoaudiologia, segundo o Art. 3º do decreto nº 5.626. Essa ação objetiva não apenas o desenvolvimento das competências linguísticas, discursivas e sociolinguísticas do idioma, sua importância e seu reconhecimento como segunda língua oficial do Brasil, mas também de questões pertinentes ao universo do povo surdo no Brasil, como a compreensão sobre os diferentes níveis de deficiência auditiva e a surdez, por exemplo.
Estudar Libras, nesse sentido, representa uma iniciativa importante não apenas àqueles que atuam diretamente com educação, mas a todos que, no âmbito familiar e na esfera profissional, desejam colaborar para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
NA PÓS-FISP, A DISCIPLINA DE LIBRAS FAZ PARTE DE TODOS OS NOSSOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
A PÓS-FISP oferece diversos cursos de pós-graduação lato sensu totalmente EADem diferentes áreas. Zelando por valores como a inclusão social e o respeito à diversidade humana, nossa instituição tem como princípio a inserção da disciplina de Libras na grade curricular de todos os nossos cursos.
Venha participar da PÓS-FISP e conquiste o diferencial na sua carreira profissional em uma instituição preocupada em ajudar a construir uma sociedade mais justa para todos.